Atualmente o IBELQ encontra-se acreditado pela CGCRE para a certificação ISO 9001 que é frequentemente usada em ambos os setores, privado e público, para aumentar a confiança nos produtos e serviços prestados pelas organizações, entre parceiros de negócios, na seleção de fornecedores em cadeias de abastecimento e no direito à apresentação de propostas para contratos. A norma define critérios para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e fornece a infraestrutura, procedimentos, processos e recursos para auxiliar as organizações a gerenciar e melhorar seu desempenho, eficiência e atendimento ao cliente.
O objetivo da certificação acreditada da norma ISO 9001, com o escopo de certificação de produtos minerais não metálicos (Vidro temperado plano), é garantir que a organização, com seu sistema de gestão da qualidade certificado, forneça produtos/serviços que atendam de maneira consistente aos requisitos do cliente, bem como às exigências legais e regulamentares aplicáveis. Além disso, busca-se ampliar a satisfação do cliente.
COMO OBTER A CERTIFICAÇÃO:
O processo para a obtenção da certificação consiste no seguinte:
1 – SOLICITAÇÃO, ANÁLISE CRÍTICA DA SOLICITAÇÃO E APROVAÇÃO DA PROPOSTA DE CERTIFICAÇÃO
Para receber a proposta de certificação entre em contato com a nossa área comercial informando a norma técnica e as necessidades de sua empresa.
Toda solicitação de certificação é analisada criticamente pelo IBELQ antes da emissão da proposta comercial.
Eventualmente, caso o serviço não esteja no escopo de atuação do IBELQ ou o mesmo não possa cumprir alguma necessidade específica do solicitante, considerando a hipótese do prazo para estudo de viabilidade e adequações do IBELQ não atender aos interesses do solicitante, a proposta não será emita e a justificativa da recusa da certificação será devidamente apresentada ao requisitante.
Todos os registros são mantidos pelo IBELQ.
2 - AVALIAÇÃO
Logo após o preenchimento do formulário de solicitação e a aprovação da proposta e do contrato, o processo de certificação é iniciado com a solicitação dos documentos necessários e a programação da auditoria.
Na hipótese de identificação de não-conformidades durante a auditoria:
Para não conformidades menores, ou seja, que não são consideradas críticas, a empresa deverá enviar o plano de ação para análise do IBELQ;
Para não conformidades maiores, ou seja, que são consideradas críticas, além de avaliar o plano de ação, o IBELQ deverá programar uma auditoria de follow-up para avaliação da eficácia das ações realizadas.
3 - DECISÃO E CONCESSÃO DA CERTIFICAÇÃO
Assim que as etapas de avaliação forem concluídas, o IBELQ decide pela certificação e emite o certificado de conformidade
4 - EXPANSÃO DE ESCOPO
Em resposta a uma solicitação para expansão de escopo de uma certificação já concedida, o IBELQ realiza uma análise crítica da solicitação e determina quaisquer atividades de auditoria necessárias para decidir se a extensão pode ou não ser concedida. Essa auditoria pode ser realizada em conjunto com uma auditoria de supervisão.
5 - SUSPENSÃO DA CERTIFICAÇÃO E DESDOBRAMENTOS: CANCELAMENTO OU REDUÇÃO DE ESCOPO DA CERTIFICAÇÃO
Suspensão da certificação
Durante a suspensão, a certificação do sistema de gestão fica temporariamente inválida.
Deve ser suspenso o processo de certificação nos casos em que:
a. Houver falha persistente em atender os requisitos, incluindo eficácia;
b. O cliente não permitir a realização de auditorias de supervisão ou de recertificação nas frequências requeridas pelas regras de certificação;
c. O cliente solicitar voluntariamente a suspensão;
d. Referências incorretas à condição de certificação ou uso enganoso de documentos de certificação, marcas ou relatórios de auditoria;
e. Não cumprimento das condições contratuais.
6 - RESOLUÇÃO DA SUSPENSÃO E RESTAURAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO
Se a certificação é suspensa, o IBELQ deve comunicar ao cliente as ações e prazos necessários para solucionar a suspensão e restaurar a certificação conforme regras do processo de certificação.
A falha na resolução da suspensão resulta em Cancelamento ou Redução do Escopo da Certificação
POLITICA DA IMPARCIALIDADE
Com o intuito de proporcionar confiança nas suas atividades, o IBELQ – Instituto Beltrame da Qualidade Pesquisa e Certificação tem como princípio relativo à imparcialidade das atividades de qualificação e certificação a confiança e a transparência em suas atividades, comprometendo-se a:
OBSERVAÇÕES GERAIS
* Durante todo o processo de certificação e/ou qualificação, o cliente conta com uma equipe técnica especializada do IBELQ para o esclarecimento de qualquer dúvida referente ao processo.
* A auditoria de Certificação Inicial é realizada em 2 fases.
* Após a Certificação Inicial, auditorias de Supervisão são realizadas periodicamente para garantir a conformidade do Sistema de Gestão (no máximo a cada 12 meses).
* A cada três anos (36 meses), o IBELQ realiza uma auditoria de Recertificação.